Tem dúvidas? Contacte-nos para geral@optimed.pt

Lentes Progressivas

Você está aqui:

Lentes Progressivas

A presbiopia 
Com o aumento da esperança média de vida, no século XXI, o número de presbitas (pessoas que necessitam de óculos de perto) é cada vez maior e a boa compensação da presbiopia atinge uma importância fundamental. A compensação mais utilizada é através de lentes progressivas.

Causas da presbiopia 
A presbiopia afeta a maior parte da população com mais de 40 anos, sendo uma evolução natural da visão em que o cristalino perde a elasticidade e a consequente capacidade de acomodação (mecanismo que nos permite ver um objeto focado ao longe e rapidamente focar outro ao perto, ou vice-versa). Contudo, a dificuldade em ver bem ao perto aumenta e “os braços começam a ficar curtos” para poder ler o jornal ou fazer outras tarefas de perto.

Sintomas da presbiopia 
A sintomatologia caracteriza-se pelo começo da dificuldade em focar os objetos próximos, seguido de cansaço visual durante a leitura, ardor ocular, lacrimejo, dor de cabeça frontal ou occipital, visão dupla ao perto, sensação de sono durante a leitura mais ao final do dia, visão desfocada ao longe ocasionalmente depois do trabalho ao perto.

As lentes progressivas 
As lentes progressivas permitem ver nitidamente a todas as distâncias. Existem vários tipos de lentes progressivas no mercado, sendo que hoje a melhor opção são as lentes fabricadas com tecnologia free-form, pois podem ser tidos em conta parâmetros individuais para além da graduação, tais como a forma, curvatura e inclinação das armações, tornando-se muito confortáveis, respeitando os hábitos visuais do portador, proporcionando a máxima focagem e a máxima precisão na visão.
Este mercado de lentes vai-se desenvolver cada vez mais e terá mais vantagens no futuro, na substituição de lentes bifocais e unifocais. As lentes progressivas possibilitam uma passagem gradual da visão sem linhas visíveis a demarcar, com uma variação na potência em sentido positivo, de longe para perto, com visão nítida a todas as distâncias. A superfície ótica das lentes progressivas apresenta três zonas diferentes: zona de longe, zona intermédia – corredor com uma progressão de potência até à zona de perto e zona de perto. Apesar da complexidade das superfícies progressivas, continua a ser a solução mais prática, obtendo visão nítida a todas as distâncias com uma única lente, sem necessidade de retirar os óculos nem de mudar de armação para visualizar outras distâncias.

Consultas visuais gratuitas

Optometria e Contactologia. Optometristas estão ao seu dispor para uma consulta de visão.

Ler mais

Lentes de contacto

As lentes de contacto são uma boa alternativa a quem necessita de usar correção ótica.

Ler mais

Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo

As causas mais comuns de necessidade de utilizar óculos.

Ler mais